Sobre o Curso

O curso de Engenharia Civil de Infraestrutura forma profissionais aptos a aplicar e desenvolver, racionalmente, métodos para soluções de problemas de engenharia, associados a materiais, técnicas construtivas e gestão, a elaborar projetos, executar e gerenciar obras civis de Engenharia, relacionadas ao desenvolvimento de infraestrutura em suas diversas vertentes (predial, transportes, energética, segurança hídrica, costeira, saneamento, prevenção de desastres naturais e demais áreas correlatas) de forma eficiente, competitiva e atenta à sustentabilidade e ao bem-estar social.

O egresso do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura tem atribuições similares às dos egressos de outros cursos de Engenharia Civil (veja aqui as atribuições concedidas pelo CREA), mas diferente de outros cursos que dedicam mais tempo aos temas voltados à construção de edifícios, nosso curso busca fortalecer os temas relacionados à Infraestrutura e Grandes Obras (rodovias, ferrovias, metrovias, aeroportos e portos, canais, pontes, túneis, saneamento, barragens, geração de energia, etc).

Além da qualificação e habilidades específicas necessárias à concessão do título de Engenheiro Civil, a formação oferecida neste curso objetiva que o aluno desenvolva a capacidade de solucionar problemas de forma lógica e criativa, a partir de robustas habilidades técnicas. Tais habilidades são providas com um olhar à sua aplicação, focado na prática e na resolução dos problemas, mas dando a devida importância às bases científicas que as sustentam. O corpo docente altamente capacitado é crucial neste processo. Da mesma forma, é fundamental que o egresso esteja a par do estado da arte em termos de soluções tecnológicas e o papel vanguardista da UFSC quando se trata de pesquisa, possibilita esta proximidade.

Sendo a engenharia a agente de interlocução entre as soluções técnico-científicas e as demandas da sociedade, o curso objetiva formar também profissionais com boas habilidades sociais e de relacionamento, dentre as quais senso crítico, comunicação, motivação, alto desempenho, compreensão rápida e liderança e cooperação sob pressão. É também objetivo do curso prover formação fundamentada em preceitos humanistas, valores éticos, de respeito à segurança e saúde das pessoas e responsabilidade social e ambiental.

O curso da Engenharia Civil de Infraestrutura tem duração mínima de 10 semestres presenciais, complementado com o estágio obrigatório, um TCC, a realização de atividades complementares (extracurriculares) e de ações de extensão para a comunidade não acadêmica.  O curso conta ainda com uma equipe de competição, a InfraTec

 

Data de início de funcionamento do curso: 03/08/2009 como Bacharelado Interdisciplinar e 03/08/2012 como Eng. Civil de Infraestrutura

Resolução de criação do Curso nº10/CGRAD/2012, de 18/07/2012

Curso reconhecido pela Portaria nº 1027 de 17/12/2015 e Publicado no D.O.U de 17/12/2015.

Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 949 de 30/08/2021 e Publicada no D.O.U em 31/08/2021.