Atividades Complementares

As Atividades acadêmico-científico-culturais são componentes obrigatórios constantes da estrutura curricular do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura, cuja finalidade é proporcionar a complementação de conteúdos ministrados e/ou atualização permanente dos alunos acerca de temas emergentes relacionados à sua formação.

Durante o desenvolvimento do seu curso o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 150 horas (180 horas-aula), o que equivale a 10 créditos e 5,0% da carga horária total do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura. As atividades complementares são registradas como disciplina, cujo código é EMB5863.

As horas das atividades acadêmico-científico-culturais, que complementam a formação diferenciada do aluno, serão validadas pelo Colegiado do Curso, a partir da participação comprovada do aluno ao longo do Curso nestas atividades. Ao concluir a carga horária supracitada o aluno recebe aprovação na referida disciplina.

Estas atividades preveem o aproveitamento, para fins de integralização curricular, de prática extraclasse relevante para o saber e as habilidades necessárias à formação do aluno de Engenharia Civil de Infraestrutura. Através das atividades acadêmico-científico-culturais, busca-se estimular o acadêmico a participar de atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, realizadas tanto no âmbito universitário quanto fora dele, de forma que possam contribuir para o aprimoramento pessoal e profissional do mesmo. Constituem-se, portanto, em componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando.

São objetivos das atividades acadêmico-científico-culturais:

I – Proporcionar ao graduando uma aprendizagem participativa, estimulando-o na busca de atividades e eventos que possam acrescentar informações relevantes à sua formação;

II – Despertar o interesse do acadêmico por outras áreas do conhecimento, permitindo a interação entre vários saberes;

III – Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da reflexão, bem como da busca contínua de atualização profissional, e;

IV – Contribuir para a conscientização do acadêmico acerca da necessidade de difundir os conhecimentos à sociedade, mediante uma relação de reciprocidade de aprendizagens.

Consideram-se atividades acadêmico-científico-culturais as práticas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas pelo aluno, tanto na Instituição quanto fora dela.

São consideradas atividades acadêmico-científico-culturais de Ensino: monitoria acadêmica; visita técnica; e estagio extracurricular não obrigatório.

São consideradas atividades acadêmico-científico-culturais de Pesquisa: participação em projetos de iniciação científica; bolsistas IC; e outras atividades aprovadas pela Coordenação do Curso, desde que se enquadrem como pesquisa.

São consideradas atividades acadêmico-científico-culturais de Extensão: execução de projetos de extensão; participação e organização de eventos (seminários, congressos; simpósios, workshops e fóruns ou Mesas Redondas); participação em cursos, minicursos de extensão e/ou atualização profissional; participação em organizações não governamentais, incubadoras de cooperativas, empresas juniores, etc; presença como ouvinte em defesa de Monografia, Dissertações ou Teses da UFSC ou de outras IES; participação em atividades de voluntariado; e outras atividades consideradas de extensão, desde que aprovadas pela Coordenação do Curso.

As atividades complementares passíveis de validação no Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura são mostradas na tabela abaixo. As atividades executadas pelo corpo discente que não estejam compreendidas diretamente no escopo da matriz proposta na Tabela e que sejam objeto de pedido de validação, devem ser encaminhadas ao Colegiado do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura para análise e devida deliberação, a fim de que possam ser creditadas ao currículo do requerente.

O controle da carga horária em atividades complementares é realizado pelo próprio aluno, por meio da planilha que pode ser baixada clicando aqui.

Uma vez que o aluno tenha atingido a carga horária exigida, a documentação comprobatória juntamente com a planilha preenchida devem ser entregues à secretaria do curso para conferência e homologação.

Estando de acordo a carga horária é creditada ao aluno, e havendo divergência solicita-se retificação.

Matriz de Validação de Atividades Complementares

TIPO DE ATIVIDADE CARGA HORÁRIA MÁXIMA PERMITIDA ATIVIDADE DESENVOLVIDA CARGA HORÁRIA A VALIDAR CRITÉRIO DE VALIDAÇÃO
Participação em Eventos 30 horas Como Assistente/ouvinte 1h/8h evento Evento local
2h/8h evento Evento regional
3h/8h evento Evento nacional
4h/8h evento Evento internacional
Como Apresentador 2h Evento local
4h Evento regional
6h Evento nacional
8h Evento internacional
Cursos de Atualização 1h (máximo 5h) A cada 4h de curso
Atividades de Extensão 30 horas Projetos 5h Por semestre ou projeto (máximo 2 projetos/semestre)
Organização de Eventos 5h Por evento
Estágios Extracurriculares 90 horas Atuação em Empresas 1h Para cada 8h de estágio
Participação em Equipe de Competição 60 horas Como membro 15 h Por semestre
Bolsa em Programa de Educação Tutorial PET 80 horas Como bolsista 20h Por semestre
Atividades de Iniciação e Pesquisa 30 horas Atuação em Projetos 5h Por semestre ou projeto (máximo 2 projetos/semestre)
Publicação de Trabalhos 30 horas Em eventos ou periódicos 20h Trabalhos completos em periódicos
10h Trabalhos completos em anais
2h Resumos em anais
Participação em Órgãos Colegiados 10 horas De cursos, de Centro, de Departamento. 5h Por Portaria
Monitoria 20 horas Apoio às disciplinas 5h Por Portaria e por semestre (com frequência comprovada)
Bolsa de Trabalho/Estágio 15 horas Apoio a Projetos ou Atividades Institucionais 3h Por semestre
Outras Atividades 15 horas/ língua Curso de Línguas 5h Por semestre
15 horas Curso de Informática 5h Por curso
30 horas Visitas Técnicas Institucionais 2h No Município
5h No Estado
10h Fora do Estado
10 horas Palestras assistidas fora de evento 1h Por palestra
15 horas Disciplinas Cursadas em outros Cursos ou Instituições 5h Por disciplina
15 horas Disciplinas Complementares Além da Carga Horária 5h Por disciplina