Laboratório de Ensino de Materiais de Construção

O laboratório de ensino de materiais de construção representa um papel importante na formação atual de um aluno de Engenharia Civil de Infraestrutura, uma vez que permite entender o cotidiano e cuidados necessários na seleção e caracterização dos materiais empregados na construção civil. Através das atividades desenvolvidas no referido laboratório, pretende-se que os alunos vivenciem também a importância da correta preparação, transporte, lançamento e cuidados de cura das argamassas e concretos de modo a evitar os problemas patológicos comuns observados nas edificações.

Atividades práticas no laboratório como a caracterização de matérias-primas usuais na construção civil e o desenvolvimento de traços e caracterização de materiais cimentícios no estado fresco e endurecido são executados pelos alunos. Além disso, atividades de pesquisas vem sendo realizadas pelos alunos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

Coordenador: Prof. Luciano Senff