Estágios

O estágio curricular obrigatório é definido como o desenvolvimento de atividades programadas, orientadas e avaliadas que proporcionam ao aluno aprendizagem profissional, através da sua participação em atividades de trabalho em seu meio que estejam vinculadas à sua área de formação acadêmico-profissional. Deve ainda prever atividades diretamente relacionadas à formação e atuação do Engenheiro Civil de Infraestrutura. O estágio curricular obrigatório constitui-se em disciplina do currículo pleno do respectivo curso dentre as indicadas nos incisos I, II e III do art. 15 da Resolução no 17/CUn/97 e deve ser desenvolvido ao final do curso, vinculado à matrícula na disciplina de caráter obrigatório

O estágio curricular obrigatório deve ser realizado em atividades com carga horária mínima prevista de 396 horas/aula durante o período letivo da UFSC. A jornada de atividade em estágio deve constar no termo de compromisso firmado.  A carga horária semanal do estágio poderá ser de 30 horas para alunos que estão matriculados em outras disciplinas ou 40 horas para alunos que não estão matriculados em disciplinas presenciais.

O estágio é supervisionado por um dos professores do curso, por meio de relatórios técnicos e acompanhamento individualizado durante o estágio. O acompanhamento dos alunos que desenvolvem estágio curricular obrigatório é feito por meio de mecanismos que envolvem a Coordenadoria de Estágios do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura e da UFSC, empresas, alunos e professores da UFSC.

Os estágios dos cursos do Centro Tecnológico de Joinville possuem um regulamento comum a todos os cursos, tendo por base a legislação em vigor, a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e pela Resolução Normativa nº 73/CUn/2016, de 7 de junho de 2016.

Conforme art. 7 da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn, é possível equiparar as competências profissionais adquiridas no trabalho formal ao estágio obrigatório. Os critérios de aproveitamento e avaliação das competências serão definidos pelo Colegiado do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura.

Lembre-se de acessar o Portal de Estágios da UFSC!